Espondilose Lombar

Publicado em 28/03/2011
O que é Espondilose Lombar?

Os raios-X das costas muitas vezes revelam sinais de alterações por envelhecimento nos discos intervertebrais e articulações facetárias. Na verdade, elas estão presentes em quase todas as pessoas mais velhas. Embora os indivíduos com estas alterações tenham dor nas costas com mais freqüência, não há uma correlação clara entre o desgaste e os sintomas da dor nas costas. Um indivíduo pode apresentar evidências importantes de desgaste e, mesmo assim, não ter nenhum sintoma. Por esta razão, os sinais de desgaste na coluna devem ser tratados com cautela. O simples fato de você ter estes sinais e também ter dor nas costas não significa que as alterações sejam a causa do sintoma. Também não significa que alguém que apresente estas alterações, mas não tem dor nas costas, está destinado a ter problemas e a se tornar incapacitado no futuro.Na espondilose lombar, a dor é sentida de um lado ao outro da região lombar e, as vezes, é pior de um lado do que no outro. A dor piora com o exercício físico e quando o indivíduo se curva, é amenizada com o repouso.

Contudo, algumas pessoas tendem a se enrijecer quando permanecem em uma única posição. Isto pode ser mais perceptível logo que se acorda de manhã ou quando se permanece sentado em uma poltrona por um período prolongado. A dor pode se irradiar para as nádegas e às vezes, para a parte posterior da coxa.

Ao exame, os movimentos das costas estão geralmente limitados. De um modo geral, só acontece em relação a certos movimentos específicos, enquanto os outros permanecem relativamente livres.

Outras causas da dor persistente nas costas:

-  ESPONDILOSE LOMBAR
-  DISCO ROMPIDO OU COM PROLAPSO
INSTABILIDADE ARTICULAR
VARIAÇÕES HEREDITÁRIAS DE COLUNA
ESPONDILOLISTESE
ESTENOSE ESPINHAL
FIBROMIALGIA
INFECÇÃO
ESPONDILITE ANQUILOSANTE
TRANSTORNOS ÓSSEOS
TUMORES
DOR REFERIDA

FONTE: ISTOÉ – GUIA DA SAÚDE FAMILIAR – DOR NAS COSTAS

« Como evitar a dor nas costas?
DISCO ROMPIDO OU COM PROLAPSO »

Categoria:

causas da dor nas costasdor nas costasdores na coluna

Palavras chave:

About admin

» has written 15 posts